Tuesday Treats

Já fizemos algumas vezes esta receita e fica sempre bem. É um bolo corpulento e rico, é verdade. Mas vale o pecado. Sabe melhor fresco assim num fim de tarde de verão com uma limonada. E agora que o Outono vai chegando partilhamos a receita, para recapitular os dias quentes e deles guardar as melhores memórias. Ou então copie a receita para o seu livro e faça dela o primeiro must do culinário do próximo verão. Não se vai arrepender, é uma certeza.

No Tuesday Treats hoje a receita “bolo nuvens de chocolate”, da Nigela Lawson que pode encontrar aqui e que nós seguimos à risca.

 

cloud cake

BOLO NUVEM DE CHOCOLATE

Para o bolo

250gr de cholocate negro (mínimo 70% cacau)

125gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

6 ovos (2 inteiros e 4 separados)

175gr açúcar fino

2 colheres de sopa de Cointreau (opcional)

raspa de uma laranja (opcional)

Para o creme

500ml de natas

1 colher de chá de extracto de baunilha

1 colher de sopa de Cointreau (opcional)

1/2 colher de chá de cacau para polvinhar

 

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2. Untar um forma redonda de 23cm com papel vegetal. (nós também pomos manteiga e farinha)

3. Derreter o chocolate em banho de maria ou no microondas e depois deixar a manteiga derreter no chocolate aquecido.

4. Bater os ovos inteiros e as 4 gemas com 75gr / 1/4 chávena de açúcar, e em seguida adicionar a mistura do chocolate, o Cointreu e a raspa de laranja.

5. Noutro recipiente bater as claras em castelo e ir adicionando gradualmente as 100gr açúcar / 1/2 de chávena e bater até tudo estar firme.

6. Misturar um bocadinho das claras no preparado do chocolate e em seguida adicionar a restante parte branca. Colocar na forma untada e deixar cozer durante 35-40 minutos ou até o bolo ter crescido e estar ligeiramente quebrado mas cozido no meio. Deixar arrefecer na forma ou numa rede; o centro do bolo vai baixar enquanto arrefece.

7. Quando estiver pronto a comer, desenformar com cuidado para o prato de servir. Não se preocupar com as bordas imperfeitas é mesmo o aspecto cratera que se pretende. Bater as natas até estarem suaves e então adicione a baunilha e o Cointreau e continuar a bater até estar firme.

8. Encher o centro do bolo, a “cratera”, com esta mistura e espalhar até às bordas do bolo e polvilhe com cacau em pó com um passador de chá.

.

English

We’ve done this recipe a few times and always looks good. It is a intense and rich cake, true.  But worths the sing. Tastes better  cool on a late summer afternoon with lemonade. And now that the autumn is arriving, we share this recipe to recap the warm days and keep the best memories of them. Or copy the recipe to your book and make it the first culinary must do next summer. You will not regret, is a certainty.

On Tuesday Treats today recipe Chocolate Cloud Cake from Nigela Lawson, that you may  find here.  And we followed to the letter.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s